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sábado, 4 de junho de 2011

Dicas de formatação para trabalhos (aqui também tem cultura)

O objetivo deste material é orientar o(a) acadêmico(a), que se encontra no Curso de Engenharia Civil, a formular trabalhos e afins.

Prudente mencionar, ainda, que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualiza suas informações quando necessário. Assim, pode ser que, daqui a um ano, este material esteja desatualizado. Convém, pois, que, para um trabalho dentro dos padrões metodológicos, a postura do(a) acadêmico(a) seja a de acompanhar essas modificações, entrando em contato com um(a) professor(a) de Metodologia Científica, com um(a) bibliotecário(a) ou até mesmo em pesquisa a sites confiáveis.

 
1 Estrutura BÁSICA PARA TRABALHOS

1.2 Capa

Elemento obrigatório, a capa deve conter o nome da instituição, nome completo do acadêmico, título e subtítulo (se houver), local e ano, conforme APÊNDICE A.

1.3 Folha de Rosto

A folha de rosto, também obrigatória, contém o nome do acadêmico, título e subtítulo (se houver), ementa, nome do orientador, local e ano, conforme APÊNDICE B.

1.4 Sumário

No sumário, são apresentadas, com a respectiva numeração das páginas, as partes que compõem o trabalho.

1.5 Introdução

A introdução apresenta o tema delimitado (discussão concisa do assunto), o problema (problemática em forma de pergunta) e a justificativa (motivos relevantes para que a pesquisa ocorra, ou seja, viabilidade da pesquisa), com uma breve referência a autores (seguida do ano da obra, a qual vem listada com as informações completas na seção REFERÊNCIAS) bem como à metodologia que será usada.

1.6 Objetivos

Os objetivos explicitam aquilo que se quer alcançar com a pesquisa, ou seja, delimitam o alcance da investigação e são divididos em geral e específicos. Quanto a isso, Silva e Silveira (2007, p. 172) estabelecem que “[...] o objetivo geral é o fio condutor da pesquisa, enquanto o específico é o desdobramento do geral. Os objetivos específicos podem ser vistos também como as ações (do conhecimento) indispensáveis para se atingir o objetivo geral”.

Deve-se, ainda, levar em consideração que os objetivos devem ser formulados com o verbo no infinitivo, apresentando clareza, precisão e concisão. E ainda: cada objetivo deve expressar apenas uma ideia.

1.7 Referencial Teórico

O referencial teórico consiste em revisar a literatura que embasará a pesquisa, apresentando um diálogo crítico com os autores citados. Não é, pois, simplesmente uma transcrição de textos, mas discussão, análise e interpretação sobre o que se está investigando, cuja redação apresenta citações diretas e/ou indiretas, amparadas pela NBR ABNT 10520:2002.


1.8 Metodologia

Ao se pesquisar, devem estar bem claros os procedimentos que serão utilizados, ou seja, deve-se ter descrito o conjunto de atividades e instrumentos que serão úteis para a aquisição dos dados (de campo ou teórico), com fundamentação teórica pautada por citações diretas e/ou indiretas.

Para isso a pesquisa deve ser classificada quanto aos objetivos (exploratória, descritiva ou explicativa), aos procedimentos técnicos (bibliográfica, documental, expost facto, experimental, participante, pesquisa-ação, levantamento e estudo de caso) e à abordagem (quantitativa e qualitativa).

Também devem ser explicitadas as técnicas para coleta de dados, a população amostra bem como será feita a análise, interpretação e representação dos dados.

1.9 Considerações Finais

Devem relatar o ganho didático da pesquisa, bem como sua importância para o discente, orienta-se a não utilizar a palavra “Conclusão” e, muito menos, “Conclusão final”, pois além da segunda remeter-se a uma redundância de linguagem, ambas dão a ideia de finalização do assunto, que sempre fica em aberto diante de novas pesquisas sobre o tema abordado.


1.10 Referências

As fontes consultadas e referenciadas no projeto devem ser apresentadas para fundamentação da pesquisa, conforme NBR ABNT 6023:2002.

1.10.1 Bibliografia a ser consultada

Indicação das possíveis obras que serão utilizadas no desenvolvimento da pesquisa,também amparadas pela NBR ABNT 6023:2002. Esta seção deve vir estruturada como Apêndice.

1.11 Apêndice

Elemento opcional que apresenta documentos ou textos elaborados pelo pesquisador a fim de agregar informações, as quais não são cabíveis no corpo do texto principal.

1.12 Anexo

Elemento opcional que busca comprovar, ilustrar e fundamentar o texto principal a partir de textos e/ou documentos não elaborados pelo pesquisador.

2 Apresentação gráfica do Projeto de Pesquisa

A boa apresentação do Projeto deve levar em consideração as normas da ABNT, os procedimentos da Metodologia Científica e as normas da Instituição.

2.1 Formato do papel

Deve-se utilizar o papel branco, formato A4 (21 cm X 29,7 cm), digitando todo o trabalho na cor preta e utilizando a fonte Arial 12 para o texto e 10 para citação longa, nota de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas.

2.2 Margem e espaçamento

Configura-se o trabalho com a margem esquerda e superior de 3 cm e a direita e inferior de 2 cm. O parágrafo é o americano, que se inicia na margem esquerda, com alinhamento justificado e espaçamento 1,5 entre linhas.

Entretanto o espaço simples deve ser utilizado em partes específicas do texto, a saber: citações longas, notas de rodapé, referências (separadas umas das outras por dois espaços simples), resumos, legendas das ilustrações e tabelas, tendo em vista a NBR ABNT 14724:2005.

Além disso, os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por 2 espaços de 1,5, devendo iniciar sempre em folha distinta. Por sua vez, os títulos das subseções são separados do texto que os precede e os sucede por 2 espaços de 1,5.

2.3 Paginação

Conta-se o número de páginas a partir da folha de rosto; porém numera-se (algarismos arábicos) a partir da primeira folha da parte textual (primeira página da introdução). Ressalta-se que a página de apêndices e anexos também é numerada.

2.4 Títulos e subtítulos (seções)

As seções do texto são divididas em primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias, as quais recebem o indicativo numérico (algarismos arábicos) sequenciado pelo título que lhe é separado por um espaço de caractere e alinhado à esquerda.

Já os títulos sem indicativo numérico, no Projeto, devem ser centralizados. São eles: listas de ilustrações e siglas, listas de símbolo, sumário, referências, apêndice e anexo.

Reforça-se, ainda, que títulos de capítulos são iniciados em nova folha e que contribui, com a apresentação gráfica, o destaque dos títulos das seções. Veja a hierarquia básica a ser seguida:

2 ESCOLA INFORMATIZADA
2.1 A informática na escola
2.1.1 Chegada dos computadores às escolas
2.1.1.1 Exemplificação de algumas aulas
2.1.1.1.1 Análise de aulas

2.5 Citações

A inclusão, no texto de informações extraídas de outras fontes é feita de modo a sustentar, ilustrar ou esclarecer ideias do autor do texto e é normalizada pela ABNT NBR 10520:2002. Podem ser curtas (até 3 linhas – alinhamento normal do texto, como parte do parágrafo e entre aspas), longas (mais de 3 linhas – destacadas do parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, sem aspas e com espaçamento simples), direta (transcrição literal de um texto), indireta (redigido pelo autor do trabalho, mantendo fielmente as ideias originais de outros autores) e citação de citação (por citação em outro trabalho, utiliza-se “apud” e informações do original em nota de rodapé). Em ambas, deve-se identificar a fonte (autor e obra).

Se, no texto, houver palavras em outra língua, as quais necessitem do recurso itálico, este deverá ser substituído pelas aspas.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ, 2002.

______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos:
apresentação. RJ, 2002.

______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos:
apresentação. RJ, 2005.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. SP: Atlas, 2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. SP: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

OLIVEIRA NETTO, Alvim A. de. Metodologia da Pesquisa Científica: Guia Prático para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 3. ed. rev. e atual. Florianópolis: Visual Books, 2008.

RICHARDSON, Roberto J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. SP


APÊNDICE A


APÊNDICE B

 


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