Menu de links

Data e hora

domingo, 14 de agosto de 2011

Série grandes arquitetos


Figura 1: Oscar Niemeyer.
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.



Figura 2: Le Corbusier.

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de1887 — Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor francês nascido na suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX.

Uma de suas preocupações constantes foi a necessidade de uma nova planificação urbana, mais adequada à vida moderna. Suas idéias tiveram grande repercussão no urbanismo do século 20. Foi o autor do Plano Obus, para reurbanizar Argel, capital da Argélia, e de todo o planejamento urbano de Chandigarh, cidade construída na Índia para ser a capital do Punjab.
O edifício sede das nações Unidas (ONU), em Nova York, foi desenhado por Le Corbusier, pelo brasileiro Oscar Niemeyer e pelo inglês Sir Howard Robertson, em 1947, além de participar como consultor na construção de Brasília.
                                                                               

Figura 3: Mário Botta.
Mário Botta nasceu em Mendrisio, na Suíça, em 1943, estudou no Liceu Artístico em Milão.
De 1965 a 1969, estudou no Instituto Universitário di Architecttura em Veneza. Durante este período, trabalhou como assistente de Le Corbusier e, em seguida, com Louis I. Kahn. Ele abriu seu próprio escritório em Lugano, Suíça, em 1970.
Essencialmente modernista, Mario Botta foi fortemente influenciado por Carlo Scarpa e Louis Kahn, embora suas obras mais tarde aceitaram a forma e o estilo como o ponto de partida do projeto, Botta ainda adere a uma filosofia de arquitetura histórica em que atua como um espelho do seu tempo.
Tem como característica mostrar respeito pelas condições topográficas e regionais, enfatiza a sensibilidade de desenhos geométricos e artesanais. Procura conciliar a arquitetura tradicional com o simbolismo estético, regras do Movimento Moderno.
No inicio de sua carreira, trabalhava exclusivamente na Suíça, mas ganhou aclamação internacional por causa de seus projetos.



Figura 4: João Batista Villa Nova Artigas.
João Batista Villa Nova Artigas é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra realizada no local ou pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos, ele conviveu estreitamente com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena, a chamada família artística paulista.

Artigas costumava dizer que a arquitetura representa o direito humano à beleza. Foi na capital paulista que traduziu essa filosofia tornando-se grande componente da escola paulista.

                                                                          




Nenhum comentário:

Postar um comentário