Menu de links

Data e hora

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aplicando a Engenharia Civil na FaEnge

No dia 27 de outubro de 2011, os discentes da 1ª turma de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Adalton do Nascimento, José Carlos de Araújo, Marcos Magno Figueiredo, Luiz Guilherme dos Santos e Diego Henrique de Mendonça - realizaram a coleta de pontos topográficos nas dependências da faculdade. O objetivo dos trabalhos é a elaboração de um projeto arquitetônico da rampa de acesso entre o prédio remanescente (antiga sede da Escola Estadual Padre Dhremas) e o edifício novo, ainda em construção.

Figura 1: Local de aplicação do projeto.


A coordenação da coleta de dados ficou por conta do discente Adalton do Nascimento, que posteriormente utilizou o programa AutoCAD para elaborar o projeto com as dimensões exatas para a construção da rampa. Os trabalhos tiveram o acompanhamento do coordenador do curso de Engenharia Civil da FaEnge, José Mário Estrela, que incentivou a participação dos alunos como forma de aplicação dos conhecimentos vistos em sala de aula.
Figura 2: Discente Adalton orientando sobre a coleta dos dados.
Figura 3: Coleta de pontos no prédio remanescente.
Figura 4: Visualização dos pontos no aparelho.
Figura 5: Coleta de ponto entre os prédios.
Figura 6: Resultado final entregue à FaEnge.


Segundo José Mário, a interação dos alunos com atividades desse tipo engrandece academicamente todos os envolvidos, despertando o interesse prático pela Engenharia Civil, mostrando sua viabilidade e importância.

Divulgação: José Carlos de Araújo, graduando em Engenharia Civil UEMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário